OlĂĄ ouvintes do CoderCast, Me chamo Micael Pereira e esse podcast, serĂĄ sobre, como pensar igual a um desenvolvedor sĂȘnior. Como de costume do Codercast, separei o cast em 5 pontos importantes. Vamos ao cast!?
1- Aprenda a focar e não pare até o trabalho estiver pronto
Vivemos um momento com muita informação disponĂvel, ficando cada dia mais complicado manter foco. Eu uso uma tĂ©cnica chamada Pomodoro. Ela consiste em ter 25 minutos de foco total e 5 minutos para vocĂȘ relaxar e sair do foco. Uma dica de quem estĂĄ constantemente usando a tĂ©cnica para entregar mais valor Ă©! Tenha um papel prĂłximo. Por que nosso cĂ©rebro nĂŁo para nem quando estamos focados. Quando lembrar de algo deixe anotado. Para fazer em seus minutos de relaxamento.
Para controlar esse tempo eu uso um plugin do chrome chamado Marinara assistente Pomodoro. Ele contabiliza o total do dia e da semana. Excelente para manter e saber o quanto ficamos focado.
2- Ame o pĂąnico ou aprenda pelo menos a nĂŁo lutar contra ele!
Nesses anos de programação o que aprendi é que a ansiedade do cliente sempre serå alta. Logo, quando a equipe estiver em pùnico com o prazo e a demanda. Mantenha a calma, deixe claro para o cliente o quanto falta. E mostre para a equipe o que estå pendente, e quanto falta para concluir a tarefa.
Quando falo para amar o pĂąnico Ă© para quando estiver todos nervosos com o prazo da demanda. O sĂȘnior nĂŁo pode tentar ser um Super Homem e abraçar toda a demanda. Ă preciso compartilhar com o time as tarefas. Por que a ajuda sempre Ă© bem vinda. Sabemos que 9 mulheres nĂŁo tem um filho em 1 mĂȘs. Por que o processo natural da vida Ă© que dure 9 meses. Em projetos de software, compartilhar informaçÔes e delegar tarefas ajudarĂĄ a ter mais resultado.
3- Relembre, o por que vocĂȘ estĂĄ fazendo a tarefa atual
à muito comum pensarmos a melhor forma de resolver um problema. Sempre pensamos em conferir se existe um padrão de projeto que seria muito bom para resolver o problema. Aà acabamos perdendo tempo procurando soluçÔes perfeitas e pensando em refazer partes do projeto. Por que uma demanda que seria de horas, acaba se tornando dias. Ao invés de entregar valor para o cliente final do software. Perdemos tempo fazendo outras coisas.
NĂŁo podemos esquecer de sempre escrever um cĂłdigo simples. Que facilite uma refatoração, o uso de design de princĂpios, padrĂ”es de projeto e a criação de testes unitĂĄrios.
4- Lembre-se a si mesmo, todo mundo precisa de alguma ajuda!
Quando eu falei esse tĂłpico vocĂȘ pensou em que!?
Esse ponto Ă© importante para o sĂȘnior se lembrar que. Ele precisa estĂĄ disposto a ajudar os outros e tambĂ©m pedir ajuda.
Tenho visto profissionais que por estarem em uma posição de sĂȘnior, evitam pedir ajuda a um profissional de nĂvel menor. Gostaria de compartilhar um pensamento com vocĂȘs. O que te faz sĂȘnior NĂO Ă© conhecer mais uma regra de negĂłcio a mais que outra pessoa do time. TambĂ©m NĂO Ă© conhecer mais uma tecnologia que outra.
Ser sĂȘnior Ă©:
- Ă sua resistĂȘncia para resolver um problema
- sua facilidade de compartilhar conhecimento;
- Saber delegar tarefas;
- Saber conversar tecnicamente com o time técnico e conversar não tecnicamente com o time de produto.
Vivemos em um mercado com tanta atualização de tecnologia, frameworks e bibliotecas. Cada tecnologia se adapta melhor ao problema que estarĂĄ sendo resolvido. Pode acontecer de um sĂȘnior saber mais de backend e banco de dados. E um jĂșnior ou pleno ter mais conhecimento de front-end. Claro que o sĂȘnior precisa conhecer a tecnologia do front. Por que quem escolhe trabalhar com tecnologia precisa estar disposto a se atualizar. Por que quem nĂŁo se atualiza nĂŁo Ă© um profissional em alta demanda no mercado.
5- Mantenha em mente que a chave Ă© se divertir
Por que nĂŁo tem nada mais complicado que trabalhar em algo somente pelo dinheiro. Desenvolvimento de software Ă© algo que te exige dedicação. Se nĂŁo for divertido. Como vocĂȘ vai chegar em casa, abdicar de horas de lazer para estudar e se manter atualizado?
Se olharmos os profissionais que sĂŁo referencia no mundo do software, sempre parecem estar se divertindo. Eu me sinto realizado quando o cliente recebe uma funcionalidade que implementei e fica satisfeito. Se de alguma forma eu vejo o valor do que criei sendo retornado para a empresa ou para mim.
Quando temos prazer de construir software, acabamos criando ativos que nos trazem retorno financeiro. Porém, isso é assunto para outro podcast.
Chegamos ao final de mais um CoderCast, agora jĂĄ sabemos como pensar igual a um sĂȘnior e vocĂȘ jĂĄ sabe nĂ©!?
Todos os cursos que indico, com os links estĂŁo no post do Podcast.
O CoderCast Ă© feito por duas pessoas eu Micael Pereira, na apresentação e, vocĂȘ aĂ.
Tem mais algum item para acrescentar, que vocĂȘ acha que esqueci de colocar?
Deixe nos comentårios. Fale comigo no twitter, instagram ou e-mail. No Twitter eu sou o @MicaelPereira_. No Instagram @guiadev_ me siga lå e comente sobre o podcast com seus amigos devs, ajudando o crescimento do CoderCast. E o meio de comunicação bem antigo, que ainda respondo é o e-mail. Para entrar em contato o e-mail é [email protected]
Link dos cursos:
- Node com Redis
- Git com interface grĂĄfica
- Ionic
- React Native
- Scrum
- Vue
- Curso para criar games
- Pacote Full Sctack
Link dos livros:
- Refactoring
- Microsserviços Prontos Para a Produção
- Engenharia de Confiabilidade do Google: Como o Google Administra Seus Sistemas de Produção