Nesse post vou citar algumas informações que gostaria de falar com o dev por que eu realmente acredito ser importante. Vamos as informações.
Nesse post vou citar algumas informações que gostaria de falar com o dev por que eu realmente acredito ser importante. Vamos as informações.
1- Aprenda a trabalhar em grupo
Trabalhar em grupo não é uma competição aonde o primeiro a entregar é o melhor. O pensamento deve ser compartilhar as informações é o fundamental para o time ir mais distante. Vou separar esse assunto em dois pontos. Softskil e hardskil.
Softskil:
Essa palavra é usada para as habilidades fora do código. Como ter um controle emocional, ser pontual, ter higiene e não ser egoista. Vamos aos pontos:
- Não competir com outro membro da equipe, por que se um ajudar o outro os dois vão evoluir. Se tem uma forma que mais aprendi, foi ensinando.
- Não perder tempo falando mal do local de trabalho ou de outra pessoa da equipe. Se tem algo que é muito comum hoje nos escritórios é o reclamão. Não seja essa pessoa.
- Trate seu colega com educação. Jamais o chame de burro, incopetente ou algo que diminua seu colega.
Hardskil:
Essa palavra é usada para as habilidades no código ou na sua capacidade técnica. Vamos aos pontos:
- Se importe com boas práticas, sempre pense em facilitar a manutenção do software. Quanto mais fácil de ler o algoritmo melhor ele é.
- Estude novas tecnologias e outras linguagens diferente da que você usa no dia a dia, por que quanto mais conhecimento, melhor será para resolver um problema.
- Não existe problema insolucionável. Nínguem é genial e antes de perguntar ao dev mais experiente, procure no google. (Use o termo how to …)
- Teste seus conhecimentos no hackerrank site para resolução de algoritmos dos mais diversos problemas.
- Responda perguntas no Stack Overflow, poucos devs fazem isso. Só usam para consulta. Porém também é possível compartilhar conhecimento respondendo.
2- Aprenda a organizar o trabalho
Se tem algo que é complexo é ser organizado, se lhe perguntarem quantas horas você trabalhou em um determinado projeto no mês você vai saber responder?
Outra pergunta que muitos devs não sabem responder é: Na ultima semana, você passou mais tempo fazendo o que na frente do computador e do celular?
Não saber responder essas perguntas pode levar o dev a se sentir um impostor, achar que está mais se divertindo do que trabalhando.
Porém, existe software para ajudar a melhorar nosso controle. Eu costumo usar o toggl e o Rescue Time.
O toggl uso para controlar quanto tempo estou atuando em cada projeto, cliente. Conseguindo ter conhecimento do tempo gasto na semana e ou mês.
O Rescue Time uso para controlar quanto tempo estive no computador e celular e quais programas mais usei nesses devices. Me permitindo saber em que software eu gasto mais tempo.
Porém tambem é importante ser organizado, até para fazer um commit no git, trabalhar com branchs. Falando nisso tem meu curso de git na Udemy que ajudará bastante você a se manter atualizado. O link estará no post e no texto no meu blog.
3- Entenda de verdade o que o cliente precisa!
Tenho a sensação de estar falando o obvio ao falar sobre esse assunto, porém alguns devs não entendem e afrimam ter entendido as informações recebidas e na hora de fazer acabam fazendo o que não deveria.
Entenda bem em que você vai trabalhar e qual é a regra de negócio. O seu papel é ser bom em gerar código limpo, testavel e reutilizavel. Entender regra de negócio, será com o tempo.
4- Aprenda a aprender!
Aprender a aprender é muito importante para qualquer carreira, porém para nós pessoas de desenvolvimento é fundamental. Por que nós precisamos entender, o que um problema não ligado a programação. E sim do mundo real e resolver esse problema. Para deixar claro o que estou dizendo segue um exemplo que vivi, já fiz sistemas de financiamento e precisei fazer algoritmos que fizesse o calculo para encontrar CET, IOF de um financionamento e tive que aprender a aprender. Adiquiri informações e realizar o algoritmo. Nossa principal tarefa.
O processo de aprendizagem é dívidio em três.
- Você não sabe o quanto você não sabe;
- Você sabe o quanto você não sabe;
- Você sabe o quanto você sabe.
5- Melhore suas ferramentas
Sempre melhore suas ferramentas de trabalho, por que quanto melhor a sua ferramenta de trabalho e de organização mais produtivo você será. Eu gosto muito das ferramentas da JetBrains para desenvolvimento. E uso Trello para projeto e Evernote para organizar as informações.
6- Faça cursos e invista na sua carreira
É muito importante fazer cursos na área de programação, aprender uma nova tecnologia e até mesmo aprender a desenvolver para uma plataforma completamente diferente. Se o seu ambiente é web, se permita criar software para outros fins. Para o dev que gosta de games, já pensou em criar o seu jogo e compartilhar com outras pessoas. O benefício da nossa área é nos permitir criar software para fins diversos, nós desenvolvedores podemos e devemos nos divertir programando.
Cursos que indico:
No meio de todas essas informações que passei no podcast chegou o momento de indicar alguns cursos cada curso com seu link no post.