React a lib JavaScript que mais vi vaga no ano de ano de 2018.
Trabalho com desenvolvimento de software desde 2008, e vivi bastante mudanças na tecnologia. E tenho usado React, Angular e Vue nos ultimos projetos. E tenho usado JavaScript até no servidor com NodeJs como podem ver nesse post.
Qual o motivo desse post? Como presenciei a demanda por desenvolvedores Flash sumir. Gostaria de compartilhar o que aprendi.
Nesse post, vou mostrar que manter uma carreira baseada em um framework/ lib pode ser um jogo de roleta russa.
Alguém tem uma bola de cristal?
Claro que é muito complicado descobrir qual tecnologia vai se manter relevante. Porem essa é a motivação para estudarmos o JavaScript e outras linguagens e não somente um framework/ lib.
Como reflexão deixarei uma tradução do efeito Lindy:
O efeito Lindy é um conceito de que a expectativa de vida futura de algumas coisas não perecíveis, como uma tecnologia ou uma idéia, é proporcional à idade atual, de modo que cada período adicional de sobrevivência implica uma expectativa de vida mais longa. Onde o efeito de Lindy se aplica, a taxa de mortalidade diminui com o tempo. Em contraste, criaturas vivas e coisas mecânicas seguem uma curva de banheira onde, depois da “infância”, a taxa de mortalidade aumenta com o tempo. Como a expectativa de vida é derivada probabilisticamente, uma coisa pode se tornar extinta antes de sua sobrevivência “esperada”. Em outras palavras, é preciso avaliar a idade e a “saúde” da coisa para determinar a sobrevivência contínua.
Segu o link para uma leitura completa
Para refletir:
O número de desenvolvedores vem crescendo, porem em 2018 a demanda de profissionais foi maior.
Porem podemos chegar no momento que a demanda por profissionais pode diminuir. E os desenvolvedores que sabem apenas usar um unico framework/ lib, terão problemas para encontrar emprego com o mesmo salário.
Uma possível ameaça:
Uma tecnologia da web que pode quebrar a alta demanda por um profissional React é o WebAssembly. Não estou dizendo que o WebAssembly vai acabar com o JavaScript. Claramente uma tecnologia não vai substituir a outra. Porem pode diminuir a demanda por profissionais que saibam somente um framework/ lib.
O que quero compartilhar nesse post é, quanto mais linguagens e conceitos souber. Mais fácil será a adaptação ao novo.