Porque gerar dados de acesso as API’s se tornou fundamental

Devido a crescente demanda dos micro serviços, a necessidade de utilizar software para monitorar o consumo desses, é uma crescente.

Um bom exemplo é o fantástico Google analytics, criado para a web, quando usado é possível saber qual o sistema operacional, qual o browser, qual o local do mundo está acessando o site, qual o tempo que o usuário navega no site, quantos novos usuários tem seu site e o produto tem outras “features”, porém as que mais se destacam são as citadas anteriormente. Segue o Link do Google Analytics.

Qual a importância da geração de dados nas empresas hoje?
Quando analisados, eles são o coração da empresa e são incorporados a toda decisão importante, dos setores de vendas, marketing, suprimentos, atendimento e até outras áreas fundamentais.

Como a geração dos dados pode ser útil?
A partir dos dados gerados do analytics, produto que é citado no início do texto, é possível saber qual o melhor horário para colocar um post no ar, quais os “devices” que acessam o blog. Dessas informações é possível pensar em formas para gerar mais acessos e até mesmo melhorar a usabilidade do site.

Com a demanda de acessos externos a informações de dentro da empresa, são criados API’s para acessos a locais que eram privados, mas agora serão públicos via SOAP ou REST. Porém, muitas vezes não são gerados dados para se analisar esses acessos externos, com um software para realizar a análise desses dados, temos a oportunidade de aumentar nosso custo porque o cliente está consumindo muito recurso. É possível saber qual o período do dia, mês ou ano que ele mais consome os recursos, sabe-se qual a relevância dos dados que esse cliente está extraindo, se as informações consumidas por esse cliente tem delay de um dia (porque assim posso tirar ele do meu banco de produção), entre outras informações.

Existem perguntas a serem respondidas antes de iniciar o trabalho para o uso e ou desenvolvimento de uma ferramenta para análise das API’s. Essas são:

  1. A meta é ajudar a melhorar o desempenho da empresa?
  2. É aprimorar o processo e a rentabilidade?
  3. Definir uma estratégia e acelerar a mudança?
  4. Aumentar a participação no mercado?
  5. Inovar com mais eficiência?

Além de acessos externos, também existem as API’s que são criadas para serem consumidas internamente.

Conclui-se que, em uma época onde dados são criados em uma escala muito além da capacidade humana de processá-los, os gestores precisam de ferramentas de análise confiáveis para sinalizar as decisões mais importantes.

 

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