Porque o chatbot vai agregar valor

O chatbot e assistentes virtuais já se tornaram realidade no mercado de tecnologia, inclusive todo usuário com smartphone já possui um assistente.
A frase a seguir classifica muito bem com poucas palavras, o que podemos esperar da inteligência artificial e bots.
“Quando falamos de robôs, existem duas linhas: a do saber e a do fazer. Os chatbots são da linha do saber. Eles interpretam, entendem e preveem”  Thiago Rotta Arquiteto IBM.
As iniciativas que merecem destaques são:
  • Watson, IBM;
  • LUIS (Language Understanding Intelligent Service), Microsoft;
  • Siri, Apple;
  • Assistente do Google, Google;
  • Alexa, Amazon.
Os serviços da IBM e Microsoft podem ser utilizados para facilitar na criação de bots, pois a parte da computação cognitiva e aprendizagem estão nesses serviços. Já os da Apple, Google e Amazon vem nos “devices”.
“Human language is the new user interface.”, Satya Nadella CEO da Microsoft.
A tendência para o uso e aceitação é altíssima, visto que será melhorado a interação do usuário, pois com os bots o usuário irá trocar mensagens e não somente vai interagir com a tela.
Qual seria o lado positivo?
  •  A diminuição do uso de aplicativos se torna cada vez maior. Vejamos: É melhor abrir um aplicativo e ver o clima de amanhã ou perguntar a um bot?;
  • Diminuição de reclamações por mal atendimento. O atendimento será realizado por I.A (inteligência artificial) que não possui sentimento, e o atendimento tende-se a ser positivo;
  • Tarefas simples como marcar um compromisso na agenda, comprar passagem aérea, reservar hotel, alugar carro somente com troca de mensagem;
  • Atendimento instantâneo e 24 horas por dia. Visto que o bot só vai parar quando a aplicação estiver fora do ar.
Qual seria o lado negativo?
  • Uso sem a aprendizagem do chatbot. Aonde será usado somente para esperar um atendente ficar livre para realizar o atendimento;
  • Diminuição de empregos, como telemarketing;
  • Gasto com software, como serviço para processamento cognitivo.
Entende-se que não basta apenas ter um chatbot na sua empresa, é preciso entender o que resolver com essa tecnologia, sendo muito importante conhecer o público que irá  utilizar o sistema, assim evita-se a falha de colocar mais uma barreira para realizar uma ação.
Vale ressaltar que o desenvolvimento não será terminado pós lançamento, porque o contato com os usuários poderá gerar dados para melhorar a performance e entender seu comportamento.
Para ter um sistema que nunca desliga a interação com usuário através de mensagens e não pare de aprender, defina bem sua estratégia.

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