Princípios para criar um bom produto com software!

Olá ouvintes do CoderCast, Me chamo Micael Pereira e nesse podcast vou falar sobre os princípios para criar um bom produto com software.

1- Seja o usuário

Tenha o hábito de estar continuamente usando o software que você criou, ou que está tentando vender. Pois dessa forma você sempre vai saber se tem algo que não está funcionando. E terá a facilidade para falar do seu produto, pois quanto mais se usa algo, mais se aprende e constantemente visualizará novas oportunidades.

2- Seja desapegado, não case com a ideia

Esse princípio é muito importante, pois se tem uma coisa que é complicado é mudar o rumo de um produto. Mas se o mercado não está aceitando o produto com o comportamento atual. O momento de mudar e se adaptar precisa ser o atual. Esteja sempre aberto as mudanças e adaptações.

3- Priorize seu trabalho cedo.

Tenha sempre um planejamento concreto dos objetivos do seu software, e dos objetivos dos ganhos financeiros. Divida essas informações com o time. Pois essas informações será um motivador para todos desejarem alcançar esse objetivo. A dica é quebre as tarefas em fases. E cada fase você precisa colocar m um tempo de início e termino. Os famosos sprints do SCRUM.

4- Guie-se nos dados

Os dados são fundamentais para compreender o comportamento do usuário no seu sistema, o achismo é algo que está deixando de ser algo comum em empresas com produtos consolidados no mercado. Para ajudar a apurar essas informações e extrair insight delas. Indico um curso para aprender a usar o BI, link no post. A sigla BI significa Business Inteligence que em uma tradução literal é negócio inteligente. Que é uma forma para guiar seu produto pelos dados analisados.

5- Não espere pela perfeição

Existe uma frase que se encaixa muito bem nesse momento é: Feito é melhor que perfeito. Ao tentar alcançar a perfeição em um produto de software, você pode perder o tempo para lançamento, ou um concorrente lançar um software ou uma funcionalidade primeiro. E um aprendizado pessoal foi, que podemos ficar muito tempo, fazendo uma funcionalidade perfeita e ninguém usar a funcionalidade. Quanto mais rápido colocar para descobrir a aceitação do mercado, melhor.

6- Tenha um bom time

Esse príncipio é obvio, porem sempre vale a pena ser lembrado. Para ter um bom time você também precisa ser bom, e para se tornar melhor é preciso ler, fazer cursos e participar dos eventos. Você não precisa ser excelente em vendas se é um excelente desenvolvedor. Tenha um sócio que seja bom em vendas. Dividindo você pode conquistar muita coisa.
Existe uma plataforma que combina diretores de negócio, com diretores de tecnologia. link no post

7- Invista em marketing

Não adanta ter o produto e não investir em marketing. Pois o que faz a empresa se manter, é a venda do produto. Para auxiliar com marketing e ter um guia indico esse Guia do empreendedor link no post.

Como diz o título do Podcast são os princípios. Tem muito mais coisas como gerenciar o time, desenvolver o app para as plataformas mobile, colocar na web e gestão do cliente.

Sessão, cursos que indico:

  1. SCRUM para gerenciar o time e o cronograma das entregas: link no post
  2. Java para criar seu software: link no post
  3. Ionic para mobile: link no post
  4. React Native para mobile também: link no post
  5. Curso para criar games: link no post
  6. Pacote Full Stack: link no post

Sessão, livros que indico:

  1. Pai rico, pai pobre (Esse livro fala muito sobre criação ativos, software pode ser um ativo gerador de dinheiro.): link no post
  2. SCRUM a arte de entregar o dobro na metade do tempo. link no post
  3. SPRINT o método do Google para testar ideias em cinco dias. uma leitura interessante. link no post

Tem mais algum prícipio que você acha gostaria de acrescentar?
Deixe nos comentários e ou manda no twitter, instagram ou e-mail.
No twitter eu sou o  @MicaelPereira_ no Instagram @guiadev_ me siga lá e comente sobre o podcast com seus amigos devs, ajudando o crescimento do podcast. E o meio de comunicação bem antigo, que ainda respondo é o e-mail. Para entrar em contato o e-mail é [email protected]

Comentários no Facebook