Validando um produto digítal (MVP).

Desde que optei por seguir o caminho do empreendedorismo, meus principais clientes são as startups.

Devido a essência dinâmica de seus negócios, na maioria das vezes eles já pensaram no produto digital que vão criar. E desconsideram o processo de criação.

No livro A Startup Enchuta dos autores Eric Ries e Carlos Szlak fala da importância de expor um produto para o público, com algumas funcionalidades gastando o mínimo de recurso possível.

Mas, como é de costume o mercado adotou parte do que é recomendado no livro. Então, estão entregando produtos que não possuem todas as funcionalidades. O problema é quando as existentes não funcionam corretamente.

Eu gosto de usar as técnicas para se criar um MVP, mas de uma forma que meu cliente fique satisfeito com a entrega. Claro que eu fico realizado com a conclusão de mais um trabalho já que foco na entrega continua de software para ser usado em produção.

Para isso, antes de fechar negócio com o cliente, eu uso a estratégia de criação de mapa mental baseado no livro A Startup Enchuta com a seguinte ordem de execução:

Mapa mental do MVP que desenvolvo

Mapa mental do MVP que desenvolvo

  1. Criar landing page (Captar leads, Apresentar a ideia ao publico) – Podendo ser uma página no Facebook, Uma página usando Github Pages ou Worpress.
  2. Capturar informações dos leads (Formular critérios a ser testado, Expectativa de retorno, Perfil do cliente que o produto atende) – Podendo ser enviado via Google Forms
  3. Criar o MVP (Gastando o mínimo de recurso possível, As funcionalidades existentes precisam estar sem falhas).
No último item inicio o desenvolvimento do aplicativo ou site web, em acordo com a necessidade do produto.

Então te ajudei na criação de um planejamento para a criação de um produto digital?

Caso ainda tenha dúvida fale comigo pelo link

Comentários no Facebook